30 de junho de 2011

APAS recebe doações de livros didáticos

(Da esq. para dir. D. Francisca, Seu Jorge, D. Neusa. Seu Washigton e D. Ira )

  A APAS (Associação Presbiteriana de Ação Social) recebeu, ontem, 30 de junho, a doação de livros didáticos para seus alunos. Em visita à Instituição, o senhor Washington Luiz e sua esposa Neusa entregaram diversos volumes que tratam sobre a Filosofia. O presidente Jorge Mello lhes entregou um certificado agradecendo a significativa doação. Também esteve presente à entrega, a senhora Francisca.
Com mais essa doação a APAS continua fornecendo aos alunos a oportunidade de boa leitura e conhecimento.

(APAS recebe livros didáticos) 
Sinopse do livro - De onde provêm todas as coisas? É possível provar a existência de Deus? O que é a verdade e o que separa o conhecimento científico da fé religiosa? O que é o pensamento, o bem, a beleza, o amor? Por que vivemos em sociedade e a quem cabe governá-la? São algumas das questões que a Filosofia tem investigado desde a Antiguidade. Elas continuam interessando aos nossos jovens, tanto quanto interessavam àqueles aos quais Sócrates ensinava na ágora de Atenas, há 24 séculos. "Vivendo a Filosofia" expõe, em linguagem clara e de forma dinâmica, as idéias dos principais filósofos do passado e seleciona passagens exemplares de suas obras. Autor de renome e professor com larga experiência, Gabriel Chalita demonstra competência ao dar nova vida aos pensamentos que constituem a base da cultura ocidental e que continuam sendo ferramentas úteis para compreendermos o mundo contemporâneo.

22 de junho de 2011

Biodiversidade e conscientização ecológica são temas abordados na integração com Educação Ambiental

Iniciar as tardes com as aulas da monitora de Educação Ambiental, Débora Pontes, com certeza é um privilégio que os alunos do MAR VIP possuem. Ontem, em uma oficina totalmente didática, Débora iniciou a integração fazendo com que os alunos colocassem as mãos, literalmente, na 'massa'.


Os alunos foram divididos em três grupos. Um grupo ficou responsável por pintar o painel da biodiversidade que será fixado na sala  ambiental. O outro grupo cuidou das mudas de Ipê amarelo que serão plantadas em outubro no dia do Mackenzie Voluntário.

E o pessoal do terceiro grupo seguiu a risca a receita do sabão feito de óleo usado,  contribuindo com o meio ambiente, evitando que o produto fosse  despejado no solo.

Diversão garantia e aprendizado imediato, assim foi o dia da integração com a oficina de Educação Ambiental.

Quer ver todas as fotos da integração? Então acesse a nossa página no facebook e clique em curti. 

17 de junho de 2011

As férias chegaram, e agora?


As férias estão chegando e você vai ficar na cidade e não planejou nada ainda, e agora? Calma! O MAR VIP NEWS separou uma lista de locais culturais especialmente para você. E o mais legal é que enquanto você se diverte visitando lugares bacanas da nossa cidade, também tem a oportunidade de aprender. Veja.

Rua Japão
Inaugurada em agosto de 1998, a Praça Kotoku Iha se caracteriza como o marco da Rua Japão, que ficou conhecida como um núcleo de pescadores. A idéia de transformar o local em um recanto japonês partiu da união de São Vicente com a cidade de Naha, na Província de Okinawa, no Japão, que é cidade-irmã. A área é famosa por seu portal e pedra da sorte.


 Parque Cultural Vila de São Vicente
O local reproduz a arquitetura, usos e costumes da Primeira Cidade Brasileira, colonizada por portugueses. No parque, os visitantes podem conhecer o cotidiano colonial do século XVI em diversos espaços culturais que homenageiam importantes personagens da história vicentina e brasileira na região. O Parque Cultural Vila de São Vicente funciona de terça a domingo, das 10 às 22 horas. O endereço é Praça João Pessoa, s/nº - Centro, em frente à Igreja Matriz e ao lado do Mercado Municipal.

Centro Cultural
O complexo abriga um cinema para 63 lugares, o Espaço Cultural Francisco Rienzi, com livros, discos de vinil e Cd’s, além de um espaço para exposições. Foi inaugurado em 22 de Janeiro de 2000. Localiza-se no Parque Ipupiara.

 Museu Jóias da Natureza
O museu Jóias da Natureza possui uma grande quantidade de amostras científicas e didáticas expostas à visitação pública, informação e interatividade. O Jóias da Natureza fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, e sábado e feriados, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita e o endereço é Rua Frei Gaspar, 1099/1101, Centro, São Vicente.


BiquinaExistente desde 1553, a Biquinha de Anchieta foi uma das principais fontes de água da população de São Vicente durante séculos. Seus belos azulejos azuis trabalhados a mão são relíquias históricas. Lá, o famoso padre jesuíta bebia água e catequizava índios. Além da bica, a praça conta com uma estátua em tamanho natural do padre, feita em fibra de vidro, e boxes onde são vendidos os mais tradicionais doces da Cidade.

Casa Martim Afonso
A Casa Martim Afonso era uma fortaleza toda de pedra, onde Martim Afonso, fundador da Cidade, residiu por um ano (1532/1533) deixando-a para os capitães-mores que o sucederam. Atualmente, há uma segunda construção no local, que preserva parte da original. Uma das atrações do lugar é a primeira parede erguida em alvenaria do Brasil. A casa de Martim Afonso é considerada Marco Zero do Brasil e fica na Praça 22 de Janeiro, 469, Gonzaguinha.





Fonte: Prefeitura de São Vicente 

6 de junho de 2011

APAS participa da caminhada ambiental em São Vicente

No dia 03 de Junho de 2011, a APAS participou da caminhada ambiental promovida pela Prefeitura de São Vicente pela orla da praia vicentina. A proposta foi recolher lixos eletrônicos que não podem ser descartados juntos com os outros lixos.  A APAS, em parceria com a Hi-Tec Informática, arrecadou mais de 100kgs de teclados, mouses, placas e peças quebradas de micro-computadores. 

O MAR VIP NEWS entrevistou o presidente da Associação, Jorge Mello, para saber o que ele acha  como devemos tratar importantes assuntos como o da sustentabilidade.

MV: Como presidente da APAS e diretor da Hi-Tec informática, como acha que deve ser tratado o tema sustentabilidade, tanto para os alunos como pra os funcionários?
JM: Acredito que quanto mais cedo é discutido o tema, mais cedo as pessoas se conscientizam. No caso da Associação, as crianças podem contar toda a semana com aulas de meio-ambiente. Na Hi-Tec a equipe de Recursos Humanos tem como objetivo implantar na vida dos funcionários a importância da sustentabilidade no trabalho e também em situações diárias.

MV: Qual a importância de movimentos como a caminhada ambiental em São Vicente?
JM: Na caminhada pude notar o número significativo de crianças participando por uma causa. Estamos apostando nessas crianças e em breve vamos colher os frutos.

   MV: Quando a discussão sobre a sustentabilidade despertou seu interesse? 
              JM: Ser ecológico é amar a criação de Deus. Vejo que a sustentabilidade ambiental deve ser discutida todos os dias em todos os lugares, desde a mesa do café até dentro de uma importante reunião. Por isso na Associação, nós mantemos três coordenadores formados em biologia. 

MV: Qual o beneficio de ser um Líder da Sustentabilidade?
JM: O benefício é que um líder sustentável enxerga mais longe os obstáculos e por isso implanta a visão para os outros. Líderes sustentáveis são o que o mundo procura hoje.